Contrate agora Soluções Vogel

Contrate agora Soluções Vogel

Área do cliente EN

05. Jun. 2018 Internet dedicada: o que analisar antes de contratar?

TAGS:

Buscar no blog


Internet dedicada: o que analisar antes de contratar?

A internet é indispensável para o funcionamento de qualquer companhia que pretender ter serviços sendo executados com ferramentas de TI modernas. A rede torna a comunicação entre pessoas mais direta, garante o acesso a um número maior de informações e amplia as possibilidades de negócios de várias corporações.

Ainda assim, muitas empresas ignoram a necessidade de possuírem serviços de rede de alto desempenho. Pior ainda: muitos gestores de TI não conseguem definir corretamente qual tipo de conexão é a mais adequada ao perfil da rede interna de uma corporação.

Escolher corretamente o tipo ideal de conexão de internet e a tecnologia utilizada é o primeiro passo para criar uma política de rede capaz de suportar a demanda de uma companhia. Nesse cenário, a internet dedicada está sendo a mais adotada por várias companhias, já que permite uma transferência de dados mais estável e com menos erros.

Se você quer saber se a sua empresa precisa dessa tecnologia, continue lendo o nosso texto de hoje!

 

O que considerar antes de contratar um serviço de internet dedicada

A internet dedicada é conhecida por ser um tipo de conexão com taxa de transferência mais elevadas e com maior estabilidade. Esse tipo de serviço é ideal para companhias que enfrentam problemas como congestionamento de tráfego, estabilidade, perda de pacotes e alta latência. Por meio de tecnologias como a fibra óptica, o provedor de acesso entrega uma conexão de alta velocidade, disponibilidade acima de 98% e um canal de comunicação exclusivo para o cliente.

Além disso, empresas que necessitam da conexão de internet para a execução das atividades que compõem o seu core business também podem adotar esse tipo de tecnologia para ampliar a capacidade de executar tarefas em rede. No entanto, antes de contratar esse tipo de serviço para o seu negócio, você deve levar em consideração alguns detalhes sobre a sua estrutura, tais como:

 

Número de computadores

Na maioria dos casos, uma companhia com baixo número de computadores não precisa de uma internet dedicada. É o caso, por exemplo, de pequenos escritórios administrativos e outros negócios de pequeno e médio porte, em que a internet é uma ferramenta secundária na execução das tarefas diárias. Diante do menor uso de dados, serviços de conexão mais tradicionais podem ser contratados, sem que isso impacte na capacidade de trabalho dos funcionários.

 

O uso de sistemas hospedados na nuvem

O cloud computing já está sendo incorporado às estratégias operacionais de empresas de vários setores. Serviços de análise de dados, sistemas de ERP e CRM e soluções de armazenamento e backup remoto auxiliam empresas a gerenciar melhor seus recursos e a diminuir gastos com TI.

No entanto, todas essas aplicações dependem de uma conexão estável para o seu correto funcionamento. Além disso, serviços como os de Big Data trabalham com uma grande quantidade de informações em tempo real. Se a sua empresa não pode contar com a indisponibilidade da conexão, a internet dedicada pode ser considerada como uma forma de tornar processos mais eficientes e confiáveis.

 

Volume de dados compartilhados via internet

Por meio de e-mails, serviços de armazenamento na nuvem, hiperlinks e aplicativos, trocamos todos os tipos de arquivos e registros por meio das nossas conexões de rede.

Como consequência, os últimos anos forma marcados pelo grande aumento da quantidade de informações que as empresas precisam armazenar, processar e compartilhar com os seus consumidores e parceiros comerciais.

Nesse cenário, a internet dedicada surge como uma solução para empresas que precisam lidar com um grande fluxo de informações diário em suas redes de computadores, sem correrem o risco de enfrentarem problemas de excesso de tráfego.

 

O que esperar de uma empresa de internet dedicada

A internet dedicada pode apresentar um custo que, em um primeiro momento, é mais alto do que o de outros tipos de conexões. Para garantir que ela tenha alto custo-benefício, a empresa deve procurar um provedor capaz de atender a uma série de padrões de qualidade estabelecidos no mercado. Entre os principais, podemos destacar:

 

O link deverá ter alta disponibilidade

Um serviço de internet dedicada garante uma conexão com alta velocidade em 98% do tempo em que os seus usuários estiverem conectados. A baixa inoperabilidade é indispensável para que empresas possam utilizar a conexão para a execução das suas atividades diárias com a qualidade necessária.

 

A velocidade deve ser garantida percentualmente em contrato

Um dos principais atributos da internet dedicada é a sua largura de banda. Durante a contratação do serviço, a empresa deve buscar uma empresa que consiga garantir em contrato a entrega de uma conexão com taxas de transferência acima de 90% da velocidade contratada.

 

A velocidade deve ser simétrica

Uma conexão simétrica possui a mesma velocidade para download e upload. Isso garante uma transferência de informações mais eficiente, especialmente em companhias que fazem grande uso de serviços de cloud computing e streaming de dados.

 

Infraestrutura com equipamentos robustos

Não há como fornecer uma conexão de qualidade sem ter uma política operacional robusta. Ela inclui o uso de equipamentos de alta capacidade, tecnologias modernas (como é o caso da fibra óptica) e sistemas de monitoramento.

A consequência desse processo será um serviço mais eficiente e capaz de suportar altas demandas de seus usuários. Os índices de indisponibilidade, assim como o tempo necessário para o atendimento a chamados será reduzido. Como consequência, os usuários da conexão de internet poderão efetuar as suas tarefas diárias com mais segurança.

 

Garantindo uma conexão de alta eficiência para a sua empresa

A internet dedicada tem se destacado nos últimos anos por ser uma forma eficiente de obter acesso a serviços de rede em alta velocidade e estabilidade. Para empresas que dependem da rede para a eficiência de seu core business e trabalham com um grande fluxo de informações, a conexão dedicada pode ser a solução mais adequada ao seu perfil corporativo.

Ao contratar uma provedora de internet dedicada, vários cuidados devem ser tomados. Além buscar um serviço robusto e de alta disponibilidade, o provedor também deve ter um baixo tempo de resposta a falhas e um bom suporte ao usuário.