Contrate agora Soluções Vogel

Contrate agora Soluções Vogel

Área do cliente

29. Ago. 2017 Internet via rádio: seis vantagens desse modelo

TAGS:

Buscar no blog


 Internet via rádio: seis vantagens desse modelo

Mesmo em grandes cidades, a disponibilidade de conexões via cabo pode não ser satisfatória – um problema, sobretudo, para quem depende da internet em seus negócios. Mas essa não é a única forma de se conectar à rede. Há outro meio disponível: a internet via rádio.

A maioria das pessoas sabe muito pouco a respeito desse serviço e suas aplicações. Em função do desconhecimento, várias informações erradas são difundidas. Descartar essa tecnologia sem ao menos entender seu funcionamento pode significar a perda de ótimas oportunidades.

Então, confira seis vantagens desse modelo e saiba como ele pode ser útil em grandes cidades.

1 - Chega onde a rede cabeada está saturada

Nos grandes centros comerciais das maiores cidades, a rede cabeada (seja de fibra óptica ou não) é extremamente solicitada. Em determinado momento, ela não suporta mais a demanda de tráfego de dados. Nesse caso, deve-se expandir a malha de cabos.

Porém, nem sempre existe a possibilidade de expansão, até mesmo por limitação física, tamanha a quantidade de cabos necessários em um pequeno espaço físico. Então, uma ótima alternativa é utilizar a internet via rádio.

Nessa modalidade, o sinal de internet é recebido por meio de uma antena, normalmente fixada no topo da construção. Ele passa por um cabo de recepção e chega até um modem, e então o sinal fica disponível para utilização.

Dessa forma, a internet via rádio pode chegar onde a internet cabeada comum não consegue.

2 - Alcança locais afastados ou de difícil acesso

Existem alguns lugares onde o cabeamento das grandes operadoras de internet ainda não está disponível. Em bairros afastados, cidades vizinhas ou mesmo em regiões de difícil acesso, pode se tornar inviável técnica ou economicamente a instalação da rede física. Assim, estes locais acabam ficando sem possibilidade de conexão com a internet.

Nesse caso, como a internet via rádio utiliza comunicação sem fio, ela pode ser de grande valia, fazendo com que organizações potencialmente isoladas do mundo virtual tenham acesso de qualidade à rede. Basta que haja possibilidade de alinhamento entre a antena transmissora mais próxima e o cliente em potencial.

3 - Não utiliza a rede telefônica

Uma das formas mais populares de se conectar à internet é a conexão ADSL. Porém, não bastando a assimetria entre velocidades de download (alta) e de upload (baixa), esse tipo de conexão possui outro grande problema: utiliza o cabeamento da rede telefônica.

Além da necessidade prévia da existência dessa rede, a conexão ADSL exige também que sejam utilizados filtros de linha em cada ponto telefônico. Sem eles, o sinal de internet se mistura ao de telefone e inviabiliza a comunicação, aumentando o custo e os transtornos.

A internet via rádio elimina esses contratempos, pois utiliza apenas a sua antena de recepção e um cabo próprio.

4 - Não fica atrelada à TV e telefone

Atualmente, a grande maioria dos serviços de internet é vendida em pacotes. Nesses chamados "combos", normalmente telefonia e TV por assinatura são oferecidos atrelados à conexão de rede.

Mas nem sempre (na maioria dos casos, talvez) a empresa contratante tem interesse em utilizar todos esses serviços. Além disso, caso opte por adquirir apenas a conexão de internet das operadoras tradicionais, os valores oferecidos são muito altos, justamente para se obrigar a contratar diversos produtos.

No caso da internet via rádio, o cliente contrata apenas o link de internet e, consequentemente, paga somente o valor referente a ele.

5 - Relação de custo-benefício

A internet via rádio possui uma relação de custo-benefício superior aos outros modelos sem fio disponíveis no mercado.

Se você está começando uma nova empresa e precisa contratar um link de internet, pode acontecer de não haver cabeamento disponível em sua região. Nesse caso, existem poucas alternativas a seguir: internet via 3G (ou 4G), via satélite ou via rádio.

A conexão via satélite entrega velocidades de download bastante altas, porém é um serviço muito caro. Além disso, por causa da distância entre o usuário e os satélites na órbita terrestre, a latência da conexão é enorme, o que é um problema para algumas aplicações.

Já a conexão de internet que utiliza a rede 3G não possui grandes velocidades e, ainda assim, é oferecida a preços bastante elevados. No caso do 4G, as velocidades são maiores, porém os preços também são altos e a disponibilidade é muito limitada.

Enfim, caso seu empreendimento necessite de internet com conexão sem fio, com certeza o melhor custo-benefício será encontrado na internet via rádio.

6 - Robustez e qualidade

Ao contrário do que você pode ter lido ou ouvido falar, a internet via rádio pode ser um sistema bastante robusto e oferecer altas velocidades, suprindo as necessidades dos clientes.

Porém, o padrão da conexão depende bastante da qualidade dos serviços prestados pela empresa fornecedora do link. A instalação do enlace, por exemplo, é fator fundamental para a qualidade do serviço. Caso a antena receptora não seja rigorosamente alinhada à antena transmissora, a intensidade do sinal será prejudicada. A antena deve ser bem fixada para não ser movida pelos ventos.

Com uma instalação bem-feita e realizando a configuração dos equipamentos de forma correta, o serviço é bastante satisfatório.

A internet via rádio pode ser uma grande escolha e uma ótima alternativa em relação aos meios mais tradicionais. Este modelo pode servir não só às pequenas cidades, mas também às grandes metrópoles.

 

Ficou interessado? A Vogel Telecom oferece serviços de internet via rádio! Acesse nosso site e conheça mais.