fbpx

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas recebidas, assim cruzamos com bases externas para identificar o navegante, para ajustar nossas ofertas e canais de comunicação mais adequadas às suas necessidades.

Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

7 tendências que devem impulsionar o uso da Ciência de Dados

Tecnologia | CrearePP, 20/04/2021

7 tendências que devem impulsionar o uso da Ciência de Dados

A pandemia comprimiu a capacidade de investimento de muitas empresas. Ao longo do ano passado, cortar custos, mais que medida de eficiência financeira, foi questão de sobrevivência. Só que o movimento intenso de transformação digital tornou necessário passar a investir pra valer numa infraestrutura tecnológica orientada a dados, que deixa de ser um nicho e passa a fazer parte da competência central de cada companhia.

Por isso, vale a pena entender quais são as tendências que devem prosseguir ou crescer ao longo desse ano 2 da Covid-19 no que diz respeito à Ciência de Dados.

 

1. Investimento em alta: A correria para sobreviver aos lock-downs no ano passado, fez as maiores empresas no mundo acelerarem sua migração para a nuvem e adotar ferramentas modernas de dados para viabilizar o trabalho remoto. Não tem como voltar atrás. A missão agora será investir na construção de uma competência central em machine learning e ciência de dados para se destacar da concorrência.

 

2. Melhor Monitoramento: Quem já dependia de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) para automatizar decisões de negócios sofreu com um grande desvio de dados – os modelos de dados não estavam preparados para uma mudança abrupta de comportamento dos consumidores como ocorreu em 2020. Por isso, será necessário desenvolver soluções de monitoramento de modelo mais robustas para detectar desvios de dados.

 

3. Substituição de funções: O Chief Data Officer mal esquentou lugar na mesa da diretoria e corre o risco de ser trocado pelo Chief Data Analytics Officer ou o Chief Analytics Officer, profissionais mais focados nos modelos de dados que alimentam as ferramentas de IA.

 

4. Modelos de risco: Hoje mais restritos ao mercado financeiro e de seguros, as empresas vão passar a se preocupar com os riscos de cometer infrações regulatórias por conta de decisões de negócio automatizadas.

 

5. Mais governança: Nas empresas é comum que a falta de uma política de TI clara faça com que departamentos ou até profissionais adotem ferramentas e estruturas para atender seus problemas específicos, criando uma espécie de rede paralela, o que põe em risco até a segurança da empresa. A tendência é as empresas desenvolverem políticas de governança para ter maior controle sobre toda estrutura utilizada por ela.

 

6. Pressão por transparência: Os algoritmos estão no centro do debate público e a exigência sobre transparência vai aumentar – inclusive por questões legais como a Lei Geral de Proteção de Dados. As pessoas querem saber como e para que seus dados estão sendo utilizados. Isso vai exigir reforma dos modelos de IA.

 

7. Novos profissionais:

Profissionais de ciências de dados são cada vez mais importantes dentro de uma empresa. Logo, a demanda por cursos e diplomas vai aumentar.

 

IA, Machine Learning, computação em nuvem e trabalho remoto, tudo isso exige uma qualidade de conectividade superior.

 

A Vogel está preparada para oferecer não apenas redes de fibra óptica dedicadas, bem como proteção contra invasões, tudo feito sob medida para suas necessidades.

 

Veja em nosso site as opções de serviço, monte seu pedido personalizado de acordo com suas necessidades e tenha conectividade de qualidade na sua empresa.

 

Artigos Recentes

Consumo digital: desafios e tendências do mercado de streaming para 2021

Consumo digital: desafios e tendências do mercado de streaming para 2021

Leia mais
AGE – Vogel Participações

AGE – Vogel Participações

Leia mais
As melhores práticas para ter sucesso sendo um ISP

As melhores práticas para ter sucesso sendo um ISP

Leia mais
Cloud Computing – Entenda a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS

Cloud Computing – Entenda a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878