Contrate agora Soluções Vogel

Contrate agora Soluções Vogel

Área do cliente EN

21. Jan. 2019 Landell de Moura: o pioneiro das telecomunicações no Brasil

TAGS:

Buscar no blog


Landell de Moura: o pioneiro das telecomunicações no Brasil

Enquanto grandes figuras da ciência como Graham Bell, Nikola Tesla e Guglielmo Marconi se notabilizavam mundialmente por seus estudos sobre a transmissão de som e luz, um padre gaúcho inscrevia seu nome na história. Neste 21 de janeiro, em 1861, nascia Roberto Landell de Moura, um dos pioneiros das telecomunicações.

 

Nascido em Porto Alegre (RS), formou-se como sacerdote em Roma, na Itália. Mas sua vocação para a fé católica dividia espaço com uma paixão pelas descobertas científicas. Desde jovem, teve interesse em estudos sobre tecnologias para transmitir sons e sinais telegráficos sem fio, utilizando ondas de rádio e luz.

 

Seus experimentos científicos iniciais datam da década de 1890. Nesta época, desenvolveu uma série de pesquisas, construindo em 1892 um transmissor sem fio de mensagens. Segundo relatos, antes mesmo de Marconi fazer o mesmo na Itália. Nos anos seguintes, teria feito a primeira transmissão pública de som por ondas hertziana, entre a Avenida Paulista e o Alto de Santana, em São Paulo. A primeira demonstração efetiva de seus inventos, no entanto, se deu apenas em 1900, tendo sido plenamente documentadas.

 

Em 1901, conquista a primeira patente de um "aparelho destinado à transmissão fonética à distância, com fio ou sem fio, através do espaço, terra e elemento aquoso". Nos Estados Unidos, registrou um transmissor de ondas, um telefone e um telégrafo sem fios. Ao longo dos anos, desenvolveu pesquisas sobre o uso da luz como meio de transporte de informações — razão pela qual Landell é considerado precursor das fibras ópticas.

 

O limitado reconhecimento internacional, a ausência de maiores registros físicos de seu trabalho, bem como a falta de apoio para suas investigações, legaram por muito tempo o esquecimento da obra de Landell de Moura fora do país. No entanto, o padre cientista continua sendo lembrado como um pioneiro da ciência no Brasil. Em 2012, foi inscrito no Livro de Heróis da Pátria.

 

Falecido em 30 de junho de 1928, Landell teve importante papel no desenvolvimento das telecomunicações do país. Alguns dos objetos de sua pesquisa são parte de nosso dia a dia, como o telefone e a transmissão de dados por meios ópticos — serviços que a Vogel oferece aos seus clientes com alta capacidade e qualidade.

 

Acesse http://www.vogeltelecom.com/solucoes e conheça nossos produtos!