Contrate agora Soluções Vogel

Contrate agora Soluções Vogel

Área do cliente EN

21. Nov. 2017 O que se precisa saber para migrar a rede para fibra óptica

TAGS:

Buscar no blog


O que se precisa saber para migrar a rede para fibra óptica

Seja por meio de soluções na nuvem ou na utilização de serviços de intranet, a conexão à rede permite que companhias aumentem a produtividade de seus colaboradores, reduzam gastos e possam oferecer soluções de TI mais eficientes para os seus parceiros comerciais. Muitas vezes, com a expansão de produtos e empresas, CTOs optam pela migração da tecnologia da rede para fibra óptica.

A fibra óptica permite que o número de usuários de um serviço ou a velocidade de acesso a um recurso seja aumentada com facilidade. Além disso, a tecnologia traz mais segurança e estabilidade para a troca de dados via internet e outras várias vantagens quando comparadas com outros recursos. Se você quer saber qual a melhor maneira para migrar a sua rede para a fibra óptica, leia o nosso texto de hoje!

 

Quando mudar a tecnologia da rede corporativa

Migrar a sua rede para a fibra óptica na hora certa garante um futuro com alta disponibilidade de soluções na nuvem e serviços mais robustos. Entre os principais cenários que podem indicar a necessidade de uma migração, podemos destacar:

1 - Diminuição da qualidade dos serviços na nuvem

O congestionamento de redes e o aumento constante dos gargalos pode representar a perda de qualidade nas aplicações que dependem da internet para o seu funcionamento. Diante disso, a escolha da fibra óptica traz um ganho nas velocidades de transmissão e, consequentemente, uma melhoria na qualidade das soluções que funcionam remotamente.

2 - Distribuição de produtos com alto uso de banda de internet

Aplicações como VoIP, videoconferência, TV on demand e processamento remoto de dados são conhecidas pelo seu alto uso da banda de rede. Para melhorar o uso dessas tecnologias, a fibra óptica pode ser a solução. Ela torna possível a utilização dessas ferramentas sem a sobrecarga da rede, trazendo mais eficiência que métodos como a internet via rádio ou cabo coaxial.

3 - Maior investimento com alta qualidade de rede

Uma das principais vantagens da fibra é a sua baixa necessidade de manutenção. O cabo óptico consegue enviar e receber informações em alta velocidade por meios mais seguros, resistentes e imunes a interferências eletromagnéticas. Apesar do maior valor de instalação, ela tem uma vida útil superior a tecnologias mais populares e baratas.

4 - Necessidade de aumentar a escalabilidade de uma rede ou sistema web

O sucesso de uma aplicação que funcione na nuvem pode se tornar uma dor de cabeça se analistas de rede não estiverem preparados para transformar os seus produtos escaláveis. Em função da baixa atenuação de sinal, melhores velocidades de transmissão e maior suporte a conexões simultâneas, a fibra óptica é uma importante alternativa para quem busca expandir um serviço de cloud sem enfrentar instabilidade constante.

 

Por que otimizar os serviços e aumentar a escalabilidade da rede

O acesso à internet por rádio ou cabo coaxial é utilizado por muitas companhias que buscam a redução de gastos com serviços de transmissão de informações. Entretanto, essas tecnologias estão sujeitas a interferências eletromagnéticas, falhas de disponibilidade e baixas taxas de velocidade de envio e recebimento de dados. A alternativa ideal para quem procura se proteger de gargalos de rede e ter serviços com mais escalabilidade é a fibra óptica.

Os cabos que transmitem informações por meio da luz permitem que vários dispositivos eletrônicos fiquem conectados a uma mesma rede sem perda de desempenho e estabilidade. Além disso, a tecnologia traz mais eficiência e diminui os custos de manutenção no longo prazo.

 

Curtiu? E você sabia que a Vogel tem mais de 21 mil quilômetros de fibra óptica pelo país? Conheça nossas soluções de rede para seu negócio!