Contrate agora Soluções Vogel

Contrate agora Soluções Vogel

Área do cliente EN

28. Nov. 2017 Principais KPIs para otimizar o desempenho do setor de TI

TAGS:

Buscar no blog


Principais KPIs para otimizar  o desempenho do setor de TI

Otimizar o desempenho da equipe, obter resultados efetivos e corresponder às cobranças são algumas das maiores missões do departamento de TI de uma empresa. No entanto, mensurar os esforços para mostrar o valor do departamento ao corpo executivo da empresa é um desafio ainda maior.

É por isso que existem os indicadores de desempenho, ou Key Performance Indicators (KPIs), que ajudam o gestor de TI a ter um panorama da operação e mostrá-lo para a direção da empresa. Mas quais são os KPIs mais importantes para otimizar o desempenho do departamento de TI?

No post de hoje, conheça os cinco principais. Veja:

 

  1. Disponibilidade dos sistemas

Desafio constante dos departamentos de TI, a disponibilidade dos sistemas é fundamental para o negócio. Afinal, com as soluções fora do ar, a produtividade cai. E isso se reflete no faturamento.

Sendo assim, acompanhe e documente o tempo de queda (downtime) do data center, por exemplo, comparando-o com o tempo que a empresa espera que o serviço esteja disponível. Assim você conseguirá demonstrar que a equipe de TI reduziu os impactos sobre a operação.

 

  1. Qualidade dos serviços prestados

É muito comum o gestor de TI se preocupar mais em demonstrar a eficiência da operação em si do que focar na maneira como ela traz resultados para o negócio. Por isso, pense em métricas que demonstrem a qualidade dos serviços prestados. Você pode, por exemplo, medir o grau de satisfação dos usuários com o suporte. Nesse caso, basta solicitar que eles deem uma nota ao final do atendimento.

 

  1. Melhoria de processos

Se sua equipe gastou centenas de horas desenvolvendo uma ferramenta que ajuda o departamento financeiro a agilizar as transações bancárias, demonstre isso por meio de um comparativo do antes e do depois. Quantas horas eram necessárias para consolidar as planilhas? E em quantos minutos isso é feito com o novo sistema?

 

  1. Diminuição de retrabalho

Para demonstrar o valor da sua equipe, meça o quanto de retrabalho é feito durante um serviço. Atue para zerar as repetições, mas contabilize-as para comparar com períodos anteriores. Isso fará com que a equipe se esforce mais para acertar de primeira, e você terá argumentos na hora de solicitar novas contratações ou mesmo promoções e aumentos para os profissionais que lidera.

 

  1. Contribuição para inovação

As empresas estão ávidas por inovar. Com a concorrência mais acirrada, ganha mercado quem cria ideias inovadoras que se transformam em produtos e serviços melhores. Não deixe passar os esforços que o departamento de TI empregou para ajudar no processo de inovação, seja criando soluções, seja buscando um novo fornecedor no mercado. Coloque tudo na ponta do lápis para tangibilizar as contribuições do departamento.

 

O que achou? Coloque em prática essas dicas e conheça os serviços que a Vogel oferece para qualificar a conexão de sua empresa!