Contrate agora Soluções Vogel

Contrate agora Soluções Vogel

Área do cliente EN

19. Set. 2017 WDM: o que é e quais as vantagens

TAGS:

Buscar no blog


WDM: o que é e quais as vantagens

Wavelength-division Multiplexing (WDM ou Multiplexação por Divisão de Comprimento de Onda) é uma tecnologia usada em conexões de fibra óptica. Ela combina vários comprimentos de onda (canais) em uma fibra, economizando estruturas e equipamentos com alta capacidade de transmissão por canal (de 1 Gbit/s a 100 Gbit/s).

 

O WDM permite a comunicação bidirecional, bem como a multiplicação do sinal de alta capacidade. É semelhante ao Frequency-division Multiplexing (FDM). Porém, em vez de trabalhar com frequências de rádio (RF), o WDM opera com uma faixa do espectro eletromagnético que denominamos:

 

  • S - Band (Short Band) - vai de 1450 nm a 1500 nm.
  • C - Band (Conventional Band) - vai de 1530 nm a 1570 nm;
  • L - Band (Long Band) - está na faixa de 1570 nm a 1625 nm;

 

Cada canal transporta sinais de RF combinados por meio de multiplexagem. Ao chegar ao destino, esses canais são separados (ou desmultiplexados) nos sinais originais.

 

Quais são as vantagens do WDM?

 

Fornecidas principalmente pelas empresas que prestam serviços de telecomunicações, as redes WDM usam a tecnologia de multiplexação para compartilhar a mesma fibra com vários sinais ópticos de diferentes comprimentos de onda — comumente denominados de canais com distintas “cores”.

 

Flexibilidade

Por meio dessa tecnologia, é possível transportar diferentes tipos de hierarquias digitais, o que permite oferecer interfaces compatíveis com as diversas aplicações existentes.  Por exemplo, redes de transmissão PDH e SDH, IP, Multisserviços ATM e Frame Relay, além de aplicações específicas para redes de dados e de computadores de grande porte (Fast Ethernet, Gbit Ethernet, 10 Gbit Ethernet, 100 Gbit Ethernet, interfaces ESCON, Fiber-Channel, entre tantas outras).

 

Segurança

Por meio das redes WDM também é possível implementar mecanismos ópticos que protegem equipamentos ou diretamente as redes da camada de aplicação. Isso dá aos provedores o poder de oferecer serviços com alta disponibilidade e segurança na transmissão de informações.

 

Na comparação com outras tecnologias, é possível listar as seguintes vantagens da WDM:

 

  • Possibilidade de utilização de equipamentos de aplicação para redes de transporte e multisserviços sobre a mesma infraestrutura de meio físico óptico;
  • Facilidade de expansão;
  • Tráfego de qualquer tecnologia por meio do uso de transponders;
  • Confiabilidade;
  • Economia de equipamentos de aplicação ao longo das rotas mediante a instalação apenas nos pontos de troca de tráfego;
  • Transmissão em longas distâncias;
  • Economia e otimização do uso de fibras ópticas em locais com alta densidade de redes e acessos.