fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Chatbot se torna aliado das empresas agilizando atendimento e otimizando processos

Dicas de TI | Jessica, 17/08/2020

Chatbot se torna aliado das empresas agilizando atendimento e otimizando processos

Atualmente uma importante parcela dos consumidores é conectada, utiliza vários canais de comunicação, é altamente exigente e deseja soluções rápidas. Para conseguir atender a esse público, muitas empresas utilizam chatbots, já que é possível automatizar ações repetitivas e burocráticas, deixando os atendentes humanos livres para resolver outros problemas.

O termo chatbot nasceu de uma junção entre as palavras inglesas chatter e robot, que significam, respectivamente, pessoa que conversa e robô. A ideia é justamente possibilitar o diálogo entre um humano e uma máquina, o que cria um recurso útil e eficiente para o atendimento realizado em empresas.

Existem dois modelos de bot, o mais simples é baseado em regras, não possui capacidade de aprendizado e obedece a um fluxo de interação. Por exemplo, se você deseja utilizar um chatbot para marcar um atendimento, no momento em que o cliente mandar uma mensagem, o robô começará a interagir e informará as opções disponíveis. Caso a pessoa responda “quero marcar uma consulta”, a ferramenta automaticamente já tem um modelo definido para esta resposta e perguntará qual a data de preferência.

Outra opção é a baseada em Inteligência Artificial. Essa versão é capaz de interpretar linguagem, contexto, intenção e, nos casos mais avançados, até o humor do usuário. Ela utiliza processamento de expressões para entender as variações das frases e identificar palavras-chave. Após extrair informações da mensagem, busca em um banco de dados a melhor resposta.

Segundo a pesquisa “O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2019”, a principal aplicação do chatbot está no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Na sequência da lista, a utilização da ferramenta se destaca em vendas e no apoio a backoffice. O estudo realizado com 82 empresas brasileiras desenvolvedoras revelou que foram produzidos 61 mil bots no ano passado, um aumento de 662,5%, em relação a 2017, e de 258,8%, na comparação com 2018.

Para obter sucesso na implantação dos robôs, a empresa precisa se preparar com uma infraestrutura de conexão de internet apropriada para suportar o uso da ferramenta. Na Vogel, oferecemos internet corporativa por meio de link dedicado, ideal para empresas que precisam de conectividade com alta disponibilidade. Vale lembrar que essa conexão é uma alternativa com diferenças significativas em relação à contratação de banda larga comum (confira aqui).

Soluções integradas eficientes e ágeis serão diferenciais para utilização do chatbot porque os usuários estão cada vez mais exigentes e é preciso inovar para deixá-los satisfeitos.

Por isso, não basta ter um chatbot: é preciso ter um plano consolidado, aliando suas estratégias ao uso das tecnologias certas para oferecer uma experiência única.

 

Artigos Recentes

Por que a banda larga comum não entrega a velocidade prometida

Por que a banda larga comum não entrega a velocidade prometida

Leia mais
Você sabe quais são as diferenças entre as conexões dedicadas dos tipos flat e protegida?

Você sabe quais são as diferenças entre as conexões dedicadas dos tipos flat e protegida?

Leia mais
Migrar da idade do cobre para a era da fibra é muito  mais fácil do que você imagina

Migrar da idade do cobre para a era da fibra é muito mais fácil do que você imagina

Leia mais
Entenda como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta sua empresa

Entenda como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta sua empresa

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878