fbpx

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas recebidas, assim cruzamos com bases externas para identificar o navegante, para ajustar nossas ofertas e canais de comunicação mais adequadas às suas necessidades.

Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Cloud Computing – Entenda a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS

Tecnologia | CrearePP, 30/04/2021

Cloud Computing – Entenda a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS

Cloud Computing tem chamado a atenção de muitos empreendedores nos últimos tempos. Apesar da popularidade, muita gente ainda não tem o conceito claro e os diferentes modelos de serviços que esta tecnologia possibilita. IaaS, PaaS ou SaaS, com tantas nomenclaturas, realmente fica difícil diferenciar. Mas calma, o texto de hoje vai ajudar a tirar algumas dúvidas.

 

O que é computação em nuvem?

Antes de tudo, é importante compreender a definição de Computação em Nuvem. Não se trata de um único produto. A inovação está em entregar diferentes recursos, informações e serviços por meio da nuvem em qualquer computador, tablet ou celular que esteja conectado à internet.

 

Como a parte mais pesada das informações fica armazenada na internet, o usuário consegue utilizar as aplicações de forma mais prática, em qualquer lugar, independentemente da plataforma e sem a necessidade de ter que investir em servidores físicos. No Cloud Computing, você paga pelo serviço que é consumido. O benefício não é apenas na redução dos custos com servidores locais, como também na forma de se ajustar às necessidades de contar com recursos de TI em seu negócio de maneira simples e segura.

 

Agora que já conhecemos a sua definição, é hora de saber implementar cada um dos principais modelos, além de entender qual deles é capaz de oferecer as melhores funcionalidades e ser mais eficaz para o seu modelo de negócio.

 

IaaS (Infrastructure as a Service)

 

IaaS é a sigla para Infraestrutura como Serviço, modalidade que permite utilizar uma série de serviços disponíveis para a infraestrutura de sua empresa. Estes recursos podem estar relacionados com os armazenamentos, backups, memória, processamentos, bancos de dados e servidores acessados via internet ou por uma rede privada.

 

Dessa forma, a organização é capaz de utilizar serviços de infraestrutura oferecidos por uma outra empresa especializada. Assim, os especialistas de TI precisam ser responsáveis por realizar todas as configurações necessárias, como a adoção de firewalls, ou a instalação de servidores de aplicação e do Sistema Operacional.

 

Entre os principais fornecedores de IaaS estão a Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform e outras companhias como Oracle e IBM.

 

PaaS (Platform as a Service)

 

Já PaaS é a sigla para Plataforma como Serviço, que consiste em oferecer às empresas um ambiente de desenvolvimento de aplicações, onde também é possível criar, executar e gerir cada uma das tarefas. Nesse caso, o seu time de desenvolvimento terá à disposição uma infraestrutura completa e moderna, sem que sejam necessários grandes investimentos.

 

Uma solução especializada em PaaS conseguirá otimizar inúmeros processos como a instalação do sistema operacional, servidores de aplicação, ou até mesmo cuidar da hospedagem de um site. Google App Engine, Heroku e o Microsoft Azure Cloud Services são algumas das principais ferramentas disponíveis no mercado.

 

SaaS (Software as a Service)

 

Por fim, temos o Software como Serviço, mais conhecido como SaaS. Nele, é possível disponibilizar aplicações e soluções por meio da internet, sem que a sua empresa precise instalar, manter ou atualizar nenhuma dessas aplicações. Oferecendo integração simplificada e poucos obstáculos, o modelo é o serviço em nuvem mais popular do mercado, já sendo adotado por inúmeras corporações.

 

O SaaS permite uma maior praticidade para os gestores e conta com um fácil processo de implementação. É indicado para elevar o grau de eficiência de uma companhia, melhorando assim os seus resultados. Temos como alguns exemplos o Dropbox, Google Drive, Salesforce e até mesmo os famosos aplicativos para entretenimento como Netflix e Spotify.

 

SaaS (Software as a Service)

Se você quer contar com uma conexão de internet estável para usufruir as melhores vantagens oferecidos pelos serviços em nuvem, saiba que a Vogel disponibiliza links dedicados com velocidades fixas de 1Mbps a 10Gbps, conectividade com banda 100% garantida, altíssimas velocidades de transmissão de dados, tráfego ilimitado, grande estabilidade e elevados níveis de segurança. 

 

Veja em nosso site as muitas opções de serviço, monte seu pedido personalizado de acordo com suas necessidades e aproveite as melhores vantagens oferecidas pelos serviços em nuvem.

Artigos Recentes

Consumo digital: desafios e tendências do mercado de streaming para 2021

Consumo digital: desafios e tendências do mercado de streaming para 2021

Leia mais
AGE – Vogel Participações

AGE – Vogel Participações

Leia mais
As melhores práticas para ter sucesso sendo um ISP

As melhores práticas para ter sucesso sendo um ISP

Leia mais
Vendas Online Devem Crescer 18% em 2021

Vendas Online Devem Crescer 18% em 2021

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878