fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Como a expansão da conectividade no campo favorece negócios online?

Dicas de TI | CrearePP, 15/02/2021

Como a expansão da conectividade no campo favorece negócios online?

A tecnologia já virou parte do cotidiano nas grandes metrópoles. Mas, no campo, a realidade é diferente: a cobertura ainda é sensivelmente menor.

Acesso à Internet em Zonas Rurais

Recente estudo elaborado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Microsoft indicou que pelo menos 77 milhões de moradores das zonas rurais de países da América Latina e Caribe ainda não possuem acesso à internet com padrões mínimos de qualidade.

Dos 24 países pesquisados, cerca de 71% dos moradores dos centros urbanos têm melhores acessos à internet, contra 36,8% da população rural.

No Brasil, o cenário é bastante similar. Há diversas regiões do país em que o acesso é restrito, muito por causa da localização e falta de infraestrutura destes lugares. Cada cidade utiliza uma forma diferente para receber o sinal de internet e TV. A qualidade pode variar de acordo com a altitude, proximidade com outras cidades e outras questões geográficas.

Serviços de Telecomunicação em Zonas Rurais

Quando o acesso é difícil recorre-se à internet via satélite, discada, via rádio, modem 3G ou 4G. De maneira geral, o mais comum é a conexão por meio de provedores locais, que fornecem serviços com mais estabilidade e volume menor de clientes, ao contrário das grandes operadoras.

Com objetivo de resolver tal problema, um projeto aprovado pelo Senado nas últimas semanas promete disponibilizar maior acesso à internet para as cidades do interior do país.

O Projeto de Lei 172 de 2020 tem como iniciativa permitir que ações governamentais de telecomunicações sejam financiadas pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), criado em 2000. O PL autoriza que recursos do fundo possam cobrir, de forma parcial ou integral, iniciativas, programas, projetos e ações para levar serviços de telecomunicação a zonas rurais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Sinal de Internet de Alta Velocidade e Telefonia Móvel

A partir da aprovação da lei, áreas remotas e pouco habitadas poderão receber maiores investimentos em sinal de internet de alta velocidade e telefonia móvel, o que ampliará as oportunidades de negócios agrícolas com o uso de tecnologias, tanto para os moradores da região, quanto para as empresas de telecomunicações que atuem pelas proximidades, além de modernizar os centros rurais com o acesso à conexão de qualidade.

Entre os diversos setores beneficiados com essas melhorias estão os agricultores, que terão maior acesso a inovações tecnológicas em busca de mais produtividade em suas safras, além da própria comunidade que ganhará acesso direto à internet. Isto inclui as escolas públicas, acelerando o processo de inclusão e a qualidade de ensino.

A Vogel em Cidades do Interior

Se você precisa de uma conexão de qualidade, que garanta performance e estabilidade a cidades do interior do Brasil, a Vogel é a melhor opção. Disponibilizamos links dedicados com velocidades fixas de 1Mbps a 10Gbps, conectividade com banda 100% garantida, altíssimas velocidades de transmissão de dados, tráfego ilimitado, grande estabilidade e elevados níveis de segurança.

Saiba mais em nosso site sobre os serviços de Soluções de Internet Corporativa e Soluções de Voz, ou se preferir, monte seu pedido personalizado de acordo com suas necessidades.

Artigos Recentes

2021, o Ano da Conectividade

2021, o Ano da Conectividade

Leia mais
Rio de Janeiro, 456 anos do cartão postal do país

Rio de Janeiro, 456 anos do cartão postal do país

Leia mais
Teste de Velocidade da Internet – Entenda os possíveis problemas

Teste de Velocidade da Internet – Entenda os possíveis problemas

Leia mais
IP fixo – Por que é uma vantagem para a conectividade da sua empresa?

IP fixo – Por que é uma vantagem para a conectividade da sua empresa?

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878