fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Dicas de TI | Jessica, 02/12/2020

Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Estamos em plena era da transformação digital, com muitos negócios migrando para soluções via internet. A tendência foi acelerada pela Covid-19, o que torna ainda mais relevante reforçar as redes contra ameaças virtuais. O FBI detectou um aumento de 300% nos ciberataques depois do início da pandemia.

É fato que os setores mais visados são os de tecnologia, varejo e governo, por concentrarem vastas bases de dados sobre os usuários. Mas não se engane: levantamento feito pela financeira Americana Fundera descobriu que 43% dos ataques miram pequenos e médios negócios, causando danos de até 2,2 milhões de dólares por ano. Portanto, é preciso, sim, resistir à tentação de pensar: “não vai acontecer comigo”.

Existem basicamente duas grandes categorias de ataques. Os Passivos, em que dados críticos da empresa são acessados e monitorados, comprometendo a segurança do negócio e dos clientes. Já os Ativos ocorrem quando um hacker altera ou destrói a informação completamente. Dentro destas categorias, há várias possibilidades.

Todos os ataques se utilizam de fragilidades da arquitetura da rede e tentam das maneiras mais criativas enganar os usuários finais ou mesmo os programas antivírus básicos durante a navegação na web ou no uso de e-mails.

Aqui vão algumas dicas para dificultar a vida dos cibercriminosos:

1)Antivírus corporativo robusto e de confiança, mantido sempre atualizado para que seja capaz de detectar as novas ameaças. Basta um arquivo malicioso ser baixado dentro da rede e pronto.

2) Outra providência importante é ter um firewall confiável, com software atualizado e capaz de detectar pacotes de dados suspeitos. O firewall é uma máquina ou um software que cria uma espécie de muralha contra as ameaças. 

3) Configurar um servidor Proxy. Ele funciona como um oficial de imigração. Cada vez que um usuário da rede requisita uma página na internet, ele intermedia o tráfego. Se a “documentação” de uma url não estiver em ordem (por exemplo, um aviso de malware), ele simplesmente bloqueia a entrada e o usuário interno na rede não consegue acessar a página.

4) Conscientizar usuários e o time de TI, mantendo-os alerta sobre as principais ameaças virtuais e mostrando como podem tomar alguns cuidados básicos para garantir a segurança da informação, a integridade e confiabilidade dos dados e a disponibilidade dos serviços.

5) Wifi com senha forte e modificada constantemente.

6) Backup periódico: uma dica simples, mas muito negligenciada. Ele pode simplificar a restauração do serviço no caso de a rede sofrer um ataque que corrompa alguma camada dos dados.

A Vogel oferece soluções de Internet Corporativa com link dedicado para empresas, com IP Fixo e conexão protegida, o que aumenta a segurança contra as ameaças virtuais. Veja mais aqui.

Artigos Recentes

Você sabia que a fibra óptica evita risco de queda de sinal por interferências eletromagnéticas?

Você sabia que a fibra óptica evita risco de queda de sinal por interferências eletromagnéticas?

Leia mais
Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica

Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica

Leia mais
Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Leia mais
Conheça alguns dos principais fatores que podem  causar lentidão no Wi-Fi da sua empresa

Conheça alguns dos principais fatores que podem causar lentidão no Wi-Fi da sua empresa

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878