fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Confira cinco dicas de etiqueta para evitar deslizes durante seu home office

Dicas de TI | Jessica, 07/10/2020

Confira cinco dicas de etiqueta para evitar deslizes durante seu home office

Com a pandemia do coronavírus, empresas do mundo inteiro se viram obrigadas e repensar as rotinas operacionais dos seus colaboradores. Como um dos métodos de prevenção foi o distanciamento social, a adoção do home office passou a ser uma política habitual nas companhias. Entretanto, para que este modelo seja eficiente, além de uma boa conexão com a internet, são necessários alguns cuidados por parte do time. Para te ajudar a melhorar o desempenho neste período de trabalho remoto, separamos cinco dicas de etiqueta que vão fazer toda diferença na sua rotina. Confira:

1) Vista-se adequadamente, especialmente nas videoconferências

Você iria para o escritório de pijamas? Provavelmente não. Vestir-se adequadamente é importante mesmo trabalhando de casa, especialmente se você vai interagir com outros profissionais por videoconferência. É claro que você pode optar por uma roupa mais confortável, mas esteja vestido como um profissional. Inclusive, isso ajuda a entrar no clima de trabalho e contribui para melhorar o rendimento.

2) Ao utilizar plataformas digitais, pense no enquadramento da câmera e atualize sua foto de perfil

Se você não tinha o hábito de fazer reuniões online via Skype ou Hangouts no período pré-pandemia, pode ser que sua foto ou informações nessas plataformas estejam desatualizadas ou, pior ainda, fora de contexto. Outra dica, na hora de participar de uma reunião online é prestar atenção ao posicionamento da câmera. Escolha um local sem muitas distrações para ser o seu pano de fundo. Uma boa iluminação também faz toda a diferença.

3) Tenha um local reservado de trabalho e preste atenção à sua forma de se comunicar

É importante ter um espaço exclusivo para trabalhar. Estar em um ambiente minimamente profissional ajuda a manter o foco e a concentração. O espaço compartilhado com outras pessoas está mais exposto a interrupções. E fique atento, usar o notebook na cama ou no sofá vai contra tudo aquilo que você precisa para se concentrar melhor. Além disso, não é porque está em casa, com uma roupa um pouco mais confortável e longe da empresa, que está permitido usar palavras e expressões incompatíveis com o ambiente profissional. Excesso de piadas e gírias devem ser evitados. Comunique-se com a mesma seriedade que teria dentro do escritório.

 4) Acesse os arquivos da empresa de forma segura

Esse é um cuidado muito importante quando falamos em home office. Afinal, o colaborador precisa ter acesso aos arquivos e documentos necessários para desempenhar as suas atividades. Se as permissões estiverem bloqueadas, por exemplo, perde-se muito tempo tentando resolver a questão, principalmente a distância. A empresa precisa deixar claro que independente da solução que escolher para compartilhamento de arquivos, é muito importante garantir que todos os funcionários saibam como operar essas ferramentas. Em caso de dúvida, sempre peça orientação dos superiores para acessar e compartilhar os arquivos de forma correta e segura.

5) Certifique-se de que sua conexão de internet é estável e veloz para execução das tarefas

Para trabalhar de casa, é preciso assegurar que sua internet tenha uma boa velocidade. Se a internet trava a todo momento, cai, ou funciona muito lentamente, sua entrega será impactada. Problemas de conexão podem resultar, por exemplo, em vídeo chamadas interrompidas e arquivos não enviados no prazo solicitado. Consequentemente, isso afeta a produtividade de todo o time e até os resultados da empresa.

Seguindo essas dicas, seu home office tem tudo para dar certo.

Agora, se o trabalho precisa ser executado no ambiente da empresa mesmo neste período, não esqueça que a Vogel oferece internet corporativa e links dedicados para uma conexão veloz, segura e de qualidade. Saiba mais aqui.

Artigos Recentes

Conheça os principais apps para profissionais de TI

Conheça os principais apps para profissionais de TI

Leia mais
Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Leia mais
Entenda como as VPNs podem gerar economia e facilitar tanto a administração, quanto a comunicação entre as redes da sua empresa

Entenda como as VPNs podem gerar economia e facilitar tanto a administração, quanto a comunicação entre as redes da sua empresa

Leia mais
Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878