fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Confira quais são as cidades mais inteligentes do Brasil

Dicas de TI | Jessica, 29/12/2020

Confira quais são as cidades mais inteligentes do Brasil

O conceito de cidade inteligente ou smart city vem sendo desenvolvido desde os anos 1970, mas havia muita dificuldade na comparação de dados e mesmo na definição do conceito em si. A partir do ano passado, esse problema foi superado com a entrada em vigor da ISO 37122, também chamada de ISO das Cidades Inteligentes e que estabelece padrões internacionais.

Afinal, o que é uma cidade inteligente? De forma genérica, são aquelas que utilizam de meios tecnológicos para otimizar a entrega dos serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população.

Em uma Cidade Inteligente, recursos como internet, Bluetooth e sensores capazes de receber e transmitir informações são utilizados para automatizar e melhorar serviços. Com auxílio da Internet das Coisas (IoT), Big Data e governança algorítmica é possível coletar, analisar e interpretar dados.

Essa integração torna possível o monitoramento de vias urbanas, controle de trânsito, melhora do tratamento de lixo, redução de gastos com iluminação pública, entre outras coisas. Além do impacto nos gastos municipais, há um benefício ambiental que racionaliza a gestão da cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população de forma geral.

A norma ISO estabeleceu uma série de indicadores para avaliar se as cidades estão se aproximando das metas de desenvolvimento sustentável da ONU.

No Brasil, é feito desde 2014 um ranking chamado Connected Smart Cities em municípios com mais de 50 mil habitantes. São avaliados 70 indicadores (desenvolvidos pela Consultoria Urban Systems) em 11 grandes categorias: mobilidade e acessibilidade, urbanismo, saúde, educação, energia, economia, meio ambiente, tecnologia e inovação, segurança, empreendedorismo e governança.  

A campeã em 2020 foi São Paulo, seguida de Florianópolis, Curitiba, Campinas e Vitória. Entre as 20 que lideram o ranking, apenas a região Norte não está representada. Das 100 cidades mais conectadas, 64 ficam na região Sudeste – 43 delas no Estado de São Paulo.

O Rio de Janeiro, embora ocupe um modesto 12º lugar no ranking geral, é a cidade que lidera no eixo de empreendedorismo, por haver 23 incubadoras de empresas e cinco parques tecnológicos. Outra curiosidade é o fato de o tamanho da população não ter relação direta com sua boa ou má posição. Jaguariúna, no interior paulista, ocupa a 17ª posição, o que faz dela a cidade mais inteligente entre 50 mil e 100 mil habitantes.

A Vogel oferece conectividade de qualidade superior para empresas e operadoras e está presente em grande parte das cidades que constam do ranking citado acima. Veja a nossa cobertura e conheça nossas soluções B2B e de atacado.

Artigos Recentes

Qual a infraestrutura necessária para operar com o Pix?

Qual a infraestrutura necessária para operar com o Pix?

Leia mais
Segurança cibernética e digitalização

Segurança cibernética e digitalização

Leia mais
Tendências que ajudarão a acelerar os negócios digitais em 2021

Tendências que ajudarão a acelerar os negócios digitais em 2021

Leia mais
O futuro da conectividade: como as novas tecnologias vão influenciar a nossa vida digital

O futuro da conectividade: como as novas tecnologias vão influenciar a nossa vida digital

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878