fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Conheça alguns dos principais fatores que podem  causar lentidão no Wi-Fi da sua empresa

Dicas de TI | Jessica, 26/08/2020

Conheça alguns dos principais fatores que podem causar lentidão no Wi-Fi da sua empresa

Não é incomum que o Wi-Fi de algumas empresas continue lento, mesmo após várias visitas técnicas. Em muitos casos, o problema é grave e demanda medidas mais complexas para ser resolvido. Porém, diversas situações podem ser solucionadas de maneira relativamente simples. Isso porque não são só fatores externos ou falhas das operadoras que provocam lentidão no sinal. Às vezes, o problema está bem diante dos nossos olhos e a solução ao alcance das nossas mãos. Para te ajudar a identificar esses casos, elencamos alguns dos principais cuidados para garantir sempre a melhor conexão.

O primeiro deles é verificar o cabeamento. Cabos antigos, deteriorados ou inadequados, podem impedir que você usufrua de toda a capacidade de banda que contratou. Nosso próximo tópico tem a ver com os objetos espalhados pelo ambiente. Espelhos, monitores de LCD e até o excesso de divisórias entre o modem e os computadores comprometem bastante a recepção de sinal. Caso nenhum desses itens esteja por perto, veja se não há pelo caminho equipamentos que emitam sinal de rádio, estruturas de metal ou paredes muito espessas. Esses fatores também podem causar interferência no Wi-Fi.

Por falar nisso, não deixe de checar a posição do seu roteador ou modem. Por excesso de cuidado ou mesmo para evitar que a decoração seja afetada, muita gente ainda coloca esses equipamentos dentro de armários e gavetas. Não faça isso. O ideal é posicioná-los em locais mais altos de maneira que o sinal possa se espalhar pelo ambiente com o mínimo de barreiras possível. 

Aliás, qual a idade dos aparelhos que você usa? Se já faz muitos anos desde que os modems e roteadores da sua empresa foram instalados, vale a pena dar uma olhada para ver se os equipamentos ainda são capazes de explorar todo o potencial da internet utilizada no momento. Modems disponibilizados por operadoras também costumam ser mais básicos. Por isso, invista em dispositivos de melhor qualidade ainda que os fornecidos pela provedora contratada não sejam tão antigos.

Outra dica é checar o número de equipamentos conectados à sua rede. Quanto mais ocupada, pior será a qualidade do sinal. Nesse caso, uma boa saída para a melhora da conectividade é procurar oferecer um número maior de pontos de conexão para que a demanda possa ser dividida e a sobrecarga eliminada. Uma configuração correta de rede também é indispensável para o desempenho da internet. Além de aliviar a “superlotação”, procure não só ajustar frequências e canais, mas também estabelecer parâmetros de segurança que utilizem senhas confiáveis.

Por fim, um fator que merece máxima atenção é a atualização do software utilizado pelo seu roteador. Do mesmo modo que diversos outros aparelhos modernos, esses equipamentos também precisam de frequentes atualizações de firmware para corrigir falhas em seu funcionamento. Por isso, antes de arrancar os cabelos, tente lembrar quando foi a última vez que atualizou o seu roteador. Se já faz algum tempo ou caso nunca tenha feito isso antes, talvez esse seja o problema.

Gostou das dicas? Então aqui vai mais uma. Em vez de perder tempo tentando resolver as mazelas provocadas por cabeamento velho, conexões mal feitas e equipamentos de baixa qualidade, que tal optar por uma operadora que possa lhe proporcionar uma nova estrutura de conectividade com tudo o que há de mais moderno e eficiente no mercado?

A Vogel oferece soluções 100% em fibra, como links dedicados e conexões ponto-a-ponto, capazes de garantir altíssimas velocidades, tráfego ilimitado, grande estabilidade e elevados níveis de segurança. Para saber mais, clique aqui.

Ou faça uma cotação personalizada aqui.

Artigos Recentes

Conheça os principais apps para profissionais de TI

Conheça os principais apps para profissionais de TI

Leia mais
Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Leia mais
Entenda como as VPNs podem gerar economia e facilitar tanto a administração, quanto a comunicação entre as redes da sua empresa

Entenda como as VPNs podem gerar economia e facilitar tanto a administração, quanto a comunicação entre as redes da sua empresa

Leia mais
Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878