fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica

Dicas de TI | Jessica, 02/12/2020

Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica

Embora o fornecimento de internet por meio de cabos de fibra óptica seja sinônimo de rapidez e qualidade, não são poucas as pessoas que ainda desconhecem o funcionamento e as reais vantagens dessa tecnologia. Um reflexo disso é que muitas empresas ainda se conectam via cobre sem saber ao certo que diferença faz substituir a sua conexão por fibra. Por isso, hoje vamos elencar alguns mitos e verdades sobre o assunto para te ajudar a avaliar se já não é hora de promover reformulações na sua atual estrutura de conectividade.

Fibra óptica funciona diferente do cobre? 

Verdade. Diferentemente do cobre, a conexão em fibra não acontece apenas por meio de pulsos elétricos. Primeiro, a informação é transportada através de finíssimos fios compostos de vidro e plástico na forma de feixes de luz. A partir de um processo de reflexão interna, esses impulsos luminosos viajam a grandes velocidades até encontrarem um conversor com células fotoelétricas. O dispositivo, que normalmente fica no interior dos modems dedicados à tecnologia de fibra óptica, converte a luz recebida nos mesmos pulsos elétricos que transitam pelo cobre. Isso dá origem ao sinal de internet que chega aos nossos computadores, celulares, tablets, entre outros aparelhos com conexão à web. 

Os cabos são menos resistentes?

Mito. Apesar de excluir o uso de metais em sua composição, os cabos de fibra óptica resistem tanto a pressões, quando a temperaturas extremas. Isso porque são concebidos à base de um material conhecido como sílica ultrapura, uma das substâncias mais aderentes e duras que existem. Além disso, cabeamentos em fibra costumam ser revestidos de Kevlar que é o mesmo tecido utilizado para a confecção de coletes à prova de balas.

Fibra oferece maior velocidade?

Verdade. Pelo fato de trabalhar com reflexão de luz e contar com conceitos tecnológicos mais avançados em toda a sua concepção, a fibra óptica transporta sinal com muito menos atenuações. Consequentemente, pode atingir até velocidades da ordem de1,6 Tbps (Tera bits/segg. = trilhão de bits por segundo) , o que é impensável nas conexões via cobre. Aliás, a tecnologia tem potencial para ultrapassar essa velocidade, uma vez que a transmissão de dados através de luz oferece poucas limitações nesse sentido e somente depende dos equipamentos de conversão conectados na fibra.      

O serviço é mais caro?

Mito. Quando começou a ser comercializada no Brasil, a fibra óptica realmente custava mais. Mas à medida que a tecnologia se popularizou, os custos caíram tanto que se nivelaram aos serviços convencionais. Contar com a melhor conexão em fibra hoje em dia depende muito mais da habilidade de saber escolher entre os melhores serviços disponíveis no mercado que dos preços em si.

A tecnologia contribui com a segurança da instalação?

Verdade. Como vimos, cabos de fibra óptica transportam luz. Por isso, não apresentam o mesmo nível de aquecimento interno que os fios de cobre. Esse fator garante mais segurança, já que evita riscos à integridade da instalação. Além disso, o cabeamento de fibra óptica costuma ser melhor protegido, o que, em geral, faz com que fique menos exposto à ação da chuva ou do vento, por exemplo. Consequentemente, oferece maior estabilidade e pode ser utilizado por mais tempo sem apresentar problemas.

Cabeamentos em fibra são à prova de interceptação?

Mito. Cabos de fibra óptica estão menos sujeitos a interferências externas por não transportarem sinais eletromagnéticos. Mesmo assim, ainda podem ter dados interceptados por meio de atos de vandalismo. Logo, não é exagero dizer que são mais seguros em comparação com o cobre, mas ainda estão muito longe de ser invioláveis. 

O serviço ajuda o meio-ambiente?

Verdade. Os materiais que compõem os cabos de fibra óptica podem ser obtidos de maneira muito menos agressiva para o meio-ambiente do que a extração de minério de cobre. O funcionamento da fibra também demanda menor quantidade de energia elétrica, o que também ajuda a preservar a natureza.

Apenas especialistas em fibra óptica podem instalá-la?

Mito. Logo no início de sua implementação, poucos profissionais dominavam o conhecimento necessário para instalar fibra óptica da maneira correta. Hoje, o uso da tecnologia é tão comum que a sua instalação se tornou até mais simples do que a dos cabos de cobre. Além de contar com uma extensa rede dentro e fora do território nacional, a conexão em fibra é feita por meio de um cabeamento mais fino, maleável e leve. Por isso, demanda muito menos trabalho na hora de ser implementada.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então clique aqui, acesse a nossa home e descubra todas as inúmeras soluções em fibra que a Vogel tem a oferecer para aprimorar a conectividade de sua empresa.

Artigos Recentes

Você sabia que a fibra óptica evita risco de queda de sinal por interferências eletromagnéticas?

Você sabia que a fibra óptica evita risco de queda de sinal por interferências eletromagnéticas?

Leia mais
Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Leia mais
Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Leia mais
Conheça alguns dos principais fatores que podem  causar lentidão no Wi-Fi da sua empresa

Conheça alguns dos principais fatores que podem causar lentidão no Wi-Fi da sua empresa

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878