fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Conheça os diferentes tipos de VPNs e entenda a utilidade para seu negócio

Internet Vogel Telecom Conectividade Solucões Vogel | CrearePP, 14/06/2021

Conheça os diferentes tipos de VPNs e entenda a utilidade para seu negócio

Garantir a segurança da empresa no ambiente digital passou a ser algo fundamental para manter a saúde financeira da companhia. Para isso, é preciso fazer a escolha certa sobre qual VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) é mais adequada para seu negócio. Entretanto, para determinar qual é a ideal, escolha primeiro o tipo de segurança que você precisa e gostaria de ter. Para ajudar, vamos colocar abaixo os principais tipos de VPN e suas características.

VPN MPLS

A VPN Multi-Protocol Label Switching ou VPNs baseadas no protocolo MPLS são melhores para o uso do tipo de conexão Site a Site de maneira extremamente segura. Isto ocorre, principalmente, devido ao fato de que as MPLS são a opção mais flexível e adaptável, além de não utilizar a Internet para transporte do tráfego.  Trata-se de uma tecnologia de comunicação baseada em padrões usados para suportar a distribuição de pacotes de rede através de vários tipos de protocolos e diferentes requerimentos de qualidade de serviço (QoS).  

VPN PPTP

A VPN baseada no protocolo Point-to-Point Tunneling Protocol. Como seu nome indica, a VPN PPTP cria um túnel e transporta os dados através deste, de forma direta entre dois pontos previamente determinados na rede. As VPNs PPTP são usadas por usuários remotos para se conectarem à rede virtual privada usando sua conexão de Internet. Esta é uma VPN útil tanto para usuários empresariais como domésticos, porque não exigem a compra e a instalação de hardware e tem recursos extras normalmente oferecidos como software add-on de baixo custo. Elas são mais amplamente utilizadas também por causa de sua compatibilidade com os sistemas Windows, Mac e Linux. Embora as VPNs PPTP pareçam ter muitas vantagens, ela tem uma desvantagem: ela não fornece criptografia. Outra desvantagem é que ela depende do PPP ou Protocolo Ponto-a-Ponto para implementar medidas de segurança.

VPN IPsec

Também chamada de VPN Roteador a Roteador, é usada principalmente em operações corporativas. Empresas com escritórios localizados tanto a nível nacional como internacionalmente, podem usar uma VPN IPsec para conectar a rede do principal escritório com suas várias unidades remotas. Ela também é conhecida como VPN baseada na Intranet. De forma simplificada, constrói-se uma ponte virtual que une redes em vários locais, para conectá-los com a Internet e manter uma comunicação segura e privada entre essas redes.  No entanto, não há necessidade de nenhuma linha física dedicada que conecte os vários locais dentro da empresa, como nós acabamos de mencionar ,  para que se possa formar uma VPN. Além disso, ao contrário da PPTP, o roteamento e a criptografia são realizados por roteadores ou dispositivos baseados em hardware/software em ambos os lados da comunicação. IPsec é uma abreviação de Internet Protocol Security. É um protocolo de VPN usado para proteger a comunicação de Internet através de uma rede IP. Um túnel que está configurado em um site remoto permite o acesso ao seu site central. Um IPsec funciona para proteger a comunicação do protocolo de Internet verificando cada sessão e criptografando individualmente os pacotes de dados em toda a conexão. Uma VPN IPsec tem dois modos de operação: o modo de transporte e o de tunelamento. Ambos servem para proteger a transferência de dados entre duas redes diferentes. Uma vantagem de se utilizar uma VPN IPsec é ela também poder ser utilizada em adição a outros protocolos de segurança para proporcionar um sistema de segurança mais forte. Embora um IPsec seja uma VPN valiosa, uma grande desvantagem de utilizar este protocolo são as instalações de clientes demoradas e caras que devem ocorrer antes da utilização, além de alto processamento exigido por este protocolo.

VPN SSL/TLS

São VPNs de camada de aplicação baseadas nos protocolos SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security). Ambas são usadas para construir a conexão VPN. Esta é uma conexão VPN na qual o navegador Web serve como cliente e o acesso de usuário é restrito a aplicativos específicos em vez de uma rede inteira.  Os protocolos SSL e TLS são utilizados principalmente por sites de compras online e prestadores de serviços. Uma VPN SSL fornece a você uma sessão segura a partir de seu navegador de PC para o servidor de aplicativos. Isso ocorre porque os navegadores Web mudam para SSL facilmente e não exigem praticamente nenhuma ação do usuário. Os navegadores Web já vêm integrados com SSL e TSL. As conexões SSL têm https no início da URL em vez de http.

 Na Vogel oferecemos comunicação direta entre todas as unidades de seu negócio, em uma rede privada gerenciada. Confira aqui os detalhes sobre a nossa solução.

Artigos Recentes

A importância do Peering para os serviços de telecomunicações

A importância do Peering para os serviços de telecomunicações

Leia mais
Lei do governo digital padroniza e amplia acesso a serviços públicos

Lei do governo digital padroniza e amplia acesso a serviços públicos

Leia mais
De olho na digitalização, metade das PMEs latino-americanas pretendem aumentar os gastos com TI em 2021

De olho na digitalização, metade das PMEs latino-americanas pretendem aumentar os gastos com TI em 2021

Leia mais
Como a tecnologia pode impactar na redução de custos nas empresas?

Como a tecnologia pode impactar na redução de custos nas empresas?

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878