fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Entenda as vantagens da assinatura  eletrônica para a sua empresa

Dicas de TI | Jessica, 09/11/2020

Entenda as vantagens da assinatura eletrônica para a sua empresa

Com o avanço da tecnologia, a assinatura eletrônica se tornou uma grande aliada das empresas para agilizar contratos e organizar os documentos em arquivos digitais.

No Brasil, esse tipo de recurso se fortaleceu há alguns anos pela facilidade que oferece e também pelo valor jurídico que passou a ter a partir de 2002.

Na prática, o mecanismo serve para identificar o escaneamento de uma assinatura, impressão digital ou nome completo do remetente de uma mensagem eletrônica, um contrato de negócios ou documentos. Uma das principais vantagens do recurso é a redução no uso de papel, já que não é necessário finalizar acordos e contratos de forma impressa, o que reduz custos e ainda contribui para o meio ambiente. Além disso, elimina a necessidade de deslocamento, já que todo o processo é feito de forma online.

A assinatura eletrônica pode ser utilizada por empresas de todos os tamanhos. Por tudo isso, ela é uma ótima forma de agilizar o dia a dia do seu negócio. Se você ainda tem dúvidas sobre todas as vantagens da ferramenta, confira abaixo mais motivos para aderir.

Validade jurídica

Desde 2002, a assinatura de documentos por meios eletrônicos tem validade jurídica no Brasil. Isso é o mais importante para você ter respaldo no uso. O texto que dá garantia nacional às empresas é o da Medida Provisória nº 2.200-2/2001. Além dela, instituições reguladoras também têm se preocupado em emitir resoluções que assegurem a prática. Há, por exemplo, a resolução 294 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é específica para o mercado de seguros  e permite a venda remota de produtos por meio da assinatura eletrônica, o que dá ainda mais garantias para as empresas desse setor.

Redução da burocracia e aumento da produtividade

Um dos grandes benefícios da assinatura eletrônica é justamente a otimização de todo o fluxo. Além de reduzir a questão burocrática, ela diminui os erros e amplia a eficiência dos processos. Outra vantagem é que a produtividade de uma equipe é diretamente proporcional ao seu grau de tecnologia. Quem trabalha com vendas sabe que, um dia a mais para o cliente pensar, pode representar uma boa oportunidade. Com isso, seus processos precisam ser rápidos, precisos e cômodos ao consumidor.

Menos custos e mais lucratividade

Se sua empresa assina tudo eletronicamente, cria-se um espaço para que todo o ciclo de vida dos documentos passe a ser digital, eliminando a necessidade de comprar pilhas de papel, centenas de canetas, dezenas de toners, além de caixas-arquivos e locação de espaço adicional para armazenamento. Sem contar o transporte dos documentos e o cartório, custos que também são eliminados com o uso da assinatura eletrônica. Como você pode ver, levar a transformação digital para o seu negócio significa fazer um investimento que pode gerar economia e ainda contribuir para ampliar sua carteira de clientes.

Segurança da informação

Reproduzir a grafia de uma assinatura é relativamente simples, diferentemente da geração de uma autenticação eletrônica, que pode exigir senha, confirmação por celular, reconhecimento facial, IP do dispositivo, etc. Vale lembrar, entretanto, que é essencial utilizar plataformas de assinatura eletrônica de expressiva relevância no mercado, que atendam às necessidades da empresa.  Os dados exclusivos de “impressão digital” de identificação em uma assinatura digital permanecem incorporados em um documento. Por essa razão, qualquer sinal de que alguém adulterou ou alterou um documento após assiná-lo pode ser facilmente detectado.

A assinatura eletrônica é mais um recurso tecnológico para facilitar o dia a dia do seu negócio de forma segura, mas para aproveitar todas as vantagens do mundo digital, uma boa conexão com a internet é fundamental. A Vogel disponibiliza links dedicados e conectividade com banda 100% garantida. Se você precisa de um serviço confiável e de qualidade, clique aqui e saiba mais sobre as nossas soluções.

Artigos Recentes

Você sabia que a fibra óptica evita risco de queda de sinal por interferências eletromagnéticas?

Você sabia que a fibra óptica evita risco de queda de sinal por interferências eletromagnéticas?

Leia mais
Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica

Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica

Leia mais
Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Leia mais
Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878