Como o nome diz, o código fixo é um endereço de IP imutável. Seu dispositivo sempre terá o mesmo endereço quando estiver conectado àquela rede. Se você levar o laptop para uma viagem e conectar de outro lugar, ele terá um IP diferente.
O IP fixo é ideal para usuários que precisam ter absoluta certeza sobre o endereço de sua rede na Internet. Suponha que sua empresa tenha um servidor ou precise criar um tipo de nuvem pessoal para arquivos, com acesso via FTP: neste caso, fixar o IP da rede é fundamental, pois você terá acesso a esses recursos sempre, bastando para isso acessá-los diretamente pelo número de IP fixo atribuído pelo provedor.
O fato de não ter de ganhar um IP novo a cada conexão tem um impacto positivo na performance da rede. Imagine a agenda de telefones do seu celular. Você sempre liga direto para um número específico. Agora, se os telefones tivessem números dinâmicos, sua ligação iria antes para uma central que iria atribuir um número novo à linha de destino da ligação.
Essa analogia deixa claro como o IP Fixo é capaz de fornecer uma conexão mais estável e mais rápida, o que é ainda mais desejável se a sua rede tem um volume considerável de troca de dados.