fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

O que são pontos de interconexão?

Dicas de TI | CrearePP, 18/02/2021

O que são pontos de interconexão?

Quando se pensa na qualidade da internet que você consome ou oferece aos clientes, a primeira coisa que vem à mente é o tempo que demora entre uma requisição (você clicar em um link) e o conteúdo carregar por completo na sua tela. Grande parte da responsabilidade é de cada provedor de acesso (e em menor escala o próprio dispositivo do usuário final).

Mas, existe um outro aspecto que está diretamente relacionado a isso que nem todo mundo conhece e diz respeito a como a internet se organiza. Todo provedor tem uma rede interna e um servidor (vários, na verdade, mas vamos simplificar) para se conectar com a internet.

 Interconexão de Redes 

De acordo com definição da ANATEL, os pontos de interconexão são os elementos de uma rede empregados como ponto de entrada ou saída para o tráfego direcionado para outra rede, constituindo o ponto de referência para definição dos deveres e obrigações de cada uma das partes envolvidas no contrato de interconexão. Esses contratos são regidos pelo Regulamento Geral de Interconexão, ou RGI.

É por meio da interconexão de redes que se torna possível o usuário de uma rede acessar conteúdo ou serviços de um usuário localizado em outra. A própria palavra internet significa isso, um conjunto de redes que se comunicam.

Como os Pontos de Interconexão Funcionam?

Para que um usuário final se conecte à rede mundial de computadores, ele se liga ao provedor pela rede de par metálico, TV a cabo, redes sem fio ou fibra óptica.

O provedor precisa primeiro passar se interligar a por um Sistema Autônomo (também conhecido como usualmente o backbone de uma operadora de telecom) e que tenha autorização para se conectar a outros sistemas autônomos ou com os PTTs, ou pontos de troca de tráfego (hoje também chamados de IXs), que são superestruturas que ajudam a direcionar todo o tráfego de internet em um país.

Então, essa topografia funciona mais ou menos como uma malha viária de uma cidade, por onde trafegam, em vez de carros, pacotes de dados. Quanto mais limitado o número de conexões, maior a chance de haver congestionamentos. Imagine, por exemplo, um dia como o 11 de setembro, em que todo mundo queria informações a todo tempo. A internet ficou ultra congestionada, a ponto de os sites criarem páginas simplificadas para os usuários conseguirem acessar.

Por outro lado, quanto maior o número de interconexões que um provedor tiver, melhor ele vai conseguir prestar serviço, porque se houver um congestionamento em uma das vias, ele muda a rota para servir o conteúdo de forma mais eficiente.

Pontos de Interconexão da Vogel

A Vogel tem uma infra-estrutura de alto nível para atender os clientes. São cerca de 26 mil km de fibra ótica e mais de 80 pontos de interconexão nacionais e internacionais, o que garante a presença em 634 cidades do Brasil com uma conectividade de qualidade superior.

Conheça nossas soluções para empresas e para provedores de internet e operadoras.

Artigos Recentes

2021, o Ano da Conectividade

2021, o Ano da Conectividade

Leia mais
Rio de Janeiro, 456 anos do cartão postal do país

Rio de Janeiro, 456 anos do cartão postal do país

Leia mais
Teste de Velocidade da Internet – Entenda os possíveis problemas

Teste de Velocidade da Internet – Entenda os possíveis problemas

Leia mais
IP fixo – Por que é uma vantagem para a conectividade da sua empresa?

IP fixo – Por que é uma vantagem para a conectividade da sua empresa?

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878