fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Qual a infraestrutura necessária para operar com o Pix?

Dicas de TI | CrearePP, 12/01/2021

Qual a infraestrutura necessária para operar com o Pix?

O Pix, novo sistema de pagamento liderado pelo Banco Central, entrou em operação comercial em 16 de novembro com 30 milhões de pessoas físicas cadastradas e mais de 1 milhão de CNPJs.

 

Com objetivo de aumentar a competição na indústria financeira, o Pix tem por premissas ser rápido, confiável (regido pela autoridade monetária do país) e disponível a qualquer momento. Por enquanto substitui operações de transferência de dinheiro e pagamentos à vista, simplificando muito a vida do consumidor e das empresas.

 

Existem duas formas de operar com o Pix. A primeira é direta, com acesso ao Sistema de Pagamentos Instantâneos, espinha dorsal do Pix. Mas pode ser indireto também: a empresa contrata um participante direto para intermediar transações no sistema.

 

Oficialmente, foram aprovadas 762 instituições financeiras para integrarem o Pix, sendo que a maioria são cooperativas de crédito.

 

A instituição que optar por se conectar ao Pix de forma direta, terá de estruturar com fornecedores os recursos necessários para realizar as operações.

 SD-WAN

A SD-WAN é uma abordagem em que um software controla o uso da rede de forma automatizada e inteligente. Assim, o tráfego ganha diferentes percursos de roteamento – como uma VPN IP dedicada, internet de banda larga e serviços wireless – respeitando critérios de segurança, qualidade e custos.

 

A solução reconhece o tipo de fluxo de dados e se adapta a ele, demandando mais ou menos recursos de acordo com o momento.

 

 Cloud Link

Garante às empresas conectividade dedicada às principais nuvens públicas do mercado. Para conexão, são utilizados acessos dedicados redundantes, o que elimina a necessidade de utilizar a internet pública, aumentando o nível de segurança.

 Data Center

O Data Center vai requerer infraestrutura robusta e segura. Dentro de uma nuvem privada, as instituições ganham segurança para armazenar dados, sem a preocupação de gerenciar esse recurso.

Link Dedicado

O link dedicado é um caminho exclusivo utilizado por corporações que exijam garantia de velocidade e conexão disponível a qualquer hora. Na internet, grande parte dos problemas de conexão são causados pelo congestionamento de muitos usuários tentando usar a mesma rede.

Internet Segura

O ambiente de operações financeiras precisa ser seguro. Dentro do sistema de pagamentos instantâneos do BC, as transações serão 24x7x365. Isso exige reforço da segurança para garantir a proteção de seus dados e de seus clientes.

 

Vogel tem uma série de soluções flexíveis e sob medida para ajudar na montagem dessa infraestrutura, como links dedicadosVPNs, internet segura com serviço de combate a ameaças como o DDoS, um dos tipos de ataques virtuais frequentes e que geram lentidão em sistemas. Conheça nosso Anti-DDoS.

Artigos Recentes

Segurança cibernética e digitalização

Segurança cibernética e digitalização

Leia mais
Tendências que ajudarão a acelerar os negócios digitais em 2021

Tendências que ajudarão a acelerar os negócios digitais em 2021

Leia mais
Confira quais são as cidades mais inteligentes do Brasil

Confira quais são as cidades mais inteligentes do Brasil

Leia mais
O futuro da conectividade: como as novas tecnologias vão influenciar a nossa vida digital

O futuro da conectividade: como as novas tecnologias vão influenciar a nossa vida digital

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878