fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Saiba como liderar a sua equipe de TI no mundo pós-covid

Dicas de TI | Jessica, 29/10/2020

Saiba como liderar a sua equipe de TI no mundo pós-covid

Desde meados de março, quando a pandemia de covid-19 explodiu em todo o mundo, as pessoas precisaram se adaptar a uma nova realidade. O distanciamento social foi estabelecido como lei em diversos lugares, o que provocou um aumento no número de pessoas trabalhando no modelo home office. Apesar de todo o conforto de trabalhar em casa, sem a necessidade de se deslocar e perder um tempo precioso no trânsito, esses profissionais enfrentam diariamente uma série de desafios que precisam de muita habilidade e jogo de cintura.

Para os especialistas em TI não é diferente. Por estarem mais conectados à internet e outros parâmetros tecnológicos, podemos dizer que o trabalho remoto já era realidade  para uma boa parcela desses profissionais. Mas quando o home office se torna uma regra geral, como coordenar times inteiros de TI, com diferentes perfis, sem perder produtividade?

Preparando o terreno para o trabalho remoto

Fazer com que os times atuantes em TI e tecnologia consigam trabalhar de maneira criativa e produtiva, mesmo com todos distantes uns dos outros, é um grande desafio. É função dos líderes motivar esses profissionais para que consigam atender todas as demandas, além de gerar um ecossistema que defina a atividade a ser realizada, independentemente do lugar em que eles estejam.

É importante criar um conjunto de habilidades para a construção das equipes, sempre com uma visão de futuro e foco em tirar o melhor proveito das principais qualidades de cada colaborador. Vale mencionar que, cada vez mais, as organizações devem atuar de maneira híbrida, diminuindo a necessidade de que o profissional esteja no escritório, com mais home office e horários flexíveis de trabalho. 

Os coordenadores, gestores e outros líderes precisam ajudar os membros das equipes a se adaptarem a esse novo modelo de trabalho, idealizando diferenciais em seus negócios e usando todas as vantagens das ferramentas tecnológicas a seu favor. Quando é compartilhada uma compreensão mais completa do valor do trabalho de cada um, como também as suas funções, as metas definidas ajudam a equipe a se tornar mais independente, responsável e produtiva.

Apoio ao time

Neste momento, é importante manter a proximidade. A adoção de reuniões e conversas frequentes entre todos os profissionais faz toda a diferença para manter o trabalho alinhado, além da maior utilização das ferramentas digitais para gestão, sejam elas por meio de programas, analytics ou armazenamento em nuvem. Dessa forma, todos vão conseguir ver o andamento das tarefas e dividir problemas e soluções que facilitarão o andamento dos próximos dias e semanas.

Mas além de iniciativas para ajudar a dar conta das questões técnicas, também é importante cuidar da saúde mental dos colaboradores. Tempos difíceis como este, onde muitos precisam ficar distantes de seus amigos e familiares, podem desencadear uma série de problemas que precisam ser bem observados e cuidados. Mas se for esse o caso, como ajudar? Bate-papos descontraídos entre os colegas são importantes, como também outras atividades e interações para que ninguém se sinta isolado ou solitário durante essa fase de quarentena.

A alta carga de trabalho também pode provocar um maior esgotamento profissional da sua equipe. Você já deve ter ouvido falar sobre a síndrome de burnout e como ela é uma das principais causas para a diminuição da produtividade no trabalho, não é mesmo? Exagerar nas horas à frente do computador, sem estabelecer pausas para descanso ou almoço são erros corriqueiros e que precisam do encorajamento de seus líderes para que todos  possam tirar os seus momentos de descanso para recarregar as energias.

Mesmo para aqueles profissionais que já voltaram à rotina presencial, o “novo normal” requer uma série de precauções e protocolos para que todos mantenham as melhores condições de saúde. A utilização de máscaras, álcool gel e o distanciamento podem gerar incômodos em um primeiro momento. Identificar quem não está à vontade nesse contexto também é função dos gestores das empresas. Adotar horários flexíveis para evitar o horário de pico no transportes público, assegurar que exista distancimanto entre as mesas de trabalho e intensificar os processos de higienização do ambiente são medidas necessárias que trarão mais segurança para quem precisa voltar à rotina presencial.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e te ajudem a melhorar o desempenho da sua equipe com saúde e segurança. Lembrando que uma equipe de TI precisa de uma conexão segura e de qualidade para entregar o seu melhor. A Vogel disponibiliza links dedicados com velocidades fixas de 1Mbps a 10Gbps, conectividade com banda 100% garantida, altíssimas velocidades de transmissão de dados, tráfego ilimitado, grande estabilidade e elevados níveis de proteção.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça nossa Internet Corporativa.

Artigos Recentes

Você sabia que a fibra óptica evita risco de queda de sinal por interferências eletromagnéticas?

Você sabia que a fibra óptica evita risco de queda de sinal por interferências eletromagnéticas?

Leia mais
Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica

Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica

Leia mais
Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Leia mais
Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878