fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Tendências que ajudarão a acelerar os negócios digitais em 2021

Dicas de TI | CrearePP, 06/01/2021

Tendências que ajudarão a acelerar os negócios digitais em 2021

Hoje é possível fazer praticamente tudo por meio da tecnologia: compras, transações financeiras, comunicação, trabalho, entre outras coisas. A pandemia acelerou os processos e o digital tornou tudo mais democrático, atraindo inclusive pessoas que não estavam acostumadas a usá-lo. Com esse novo comportamento, surgem tendências de tecnologia, mas fique atento, pois mudanças precisam de planejamento bem alinhado para fazer uma solução virar um problema.

 

Veja abaixo três tendências que ajudarão a acelerar os negócios digitais em 2021.

  • Internet do Comportamento (IoB)

Considerada uma vertical da Internet das Coisas (IoT), a Internet do Comportamento deve ganhar predominância, já que permite analisar dados comportamentais dos usuários. Por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial, será possível às empresas coletar, processar, gerenciar e automatizar dados de diferentes fontes para entender como as organizações interagem com as pessoas.

A IoB ganha força porque será especialmente útil no trabalho remoto home-office, já que permite obter dados sobre acesso aos ambientes corporativos, comportamento na internet e, principalmente, os canais de comunicação mais utilizados para contato com as equipes e gestores. O ponto de atenção fica por conta da segurança dos dados e privacidade, conforme definidas pela LGPD. Daí a necessidade de combiná-la com soluções que mantenham as informações criptografadas dentro do servidor.

  • Computação que aprimora a privacidade

Três fatores são fundamentais para proteger os dados a partir da coleta: um ambiente confiável de processamento, gerenciamento descentralizado e criptografia durante análise e tráfego no servidor. É crescente a necessidade das organizações compartilharem dados, visto que, com o trabalho à distância, não seria factível a manipulação de documentos físicos ou guardados em locais que impeçam o acesso proveniente de dispositivos diferentes ou de funcionários fora das dependências corporativas.

 

Mas essa abordagem não pode sacrificar a confidencialidade dos dados, de forma a evitar as penalidades impostas pelo descumprimento à Lei Geral de Proteção de Dados. Assim, os documentos, dentro desse conceito, devem ser gerenciados de maneira descentralizada, evitando vazamentos, para, por fim, serem armazenados digitalmente, criptografados em um ambiente em nuvem seguro e com redundância, em caso de sinistro e interrupções do serviço.

  • Hiperautomação

O termo “hiperautomação” é autoexplicativo. Define que tudo que pode ser automatizado, deve ser automatizado. Em tempos de contenção de custos e operações remotas, empresas que não conseguirem simplificar e informatizar seus processos ficarão para trás.

As tecnologias podem e devem ser utilizadas, mas não de forma a dificultar a comunicação e transformar uma simples tarefa em um processo moroso ou financeiramente insustentável. Qualquer segmento de negócio, hoje, ainda que não pretenda se desfazer do seu local físico, deve planejar uma estratégia clara e simplificada da gestão de documentos, sejam eles em locais físicos terceirizados ou em servidores em nuvem.

Essas tendências tecnológicas surgem para facilitar o dia a dia do seu negócio de forma segura, mas para aproveitar todas as vantagens do mundo digital, uma boa conexão com a internet se torna fundamental. A Vogel disponibiliza links dedicados e conectividade com banda 100% garantida. Se você precisa de um serviço confiável e de qualidade, clique aqui e saiba mais sobre esta solução.

Artigos Recentes

Qual a infraestrutura necessária para operar com o Pix?

Qual a infraestrutura necessária para operar com o Pix?

Leia mais
Segurança cibernética e digitalização

Segurança cibernética e digitalização

Leia mais
Confira quais são as cidades mais inteligentes do Brasil

Confira quais são as cidades mais inteligentes do Brasil

Leia mais
O futuro da conectividade: como as novas tecnologias vão influenciar a nossa vida digital

O futuro da conectividade: como as novas tecnologias vão influenciar a nossa vida digital

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878