fbpx
Pular para o conteúdo

Blog da Vogel

Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Dicas de TI | Jessica, 14/10/2020

Wi-Fi público: conheça os perigos de usar uma conexão compartilhada

Já se tornou uma cena normal o cliente chegar no restaurante ou na cafeteria e acessar o Wi-Fi do estabelecimento. Quase sempre, o pedido da senha vem antes que o do prato. Mas você sabia que utilizar uma rede sem fio pública pode ocasionar uma série de riscos para os aparelhos e, o pior, a possibilidade de ter os seus dados e informações mais valiosas roubados por golpistas cibernéticos?

Usar conexões compartilhadas já virou um hábito dos brasileiros e de inúmeras pessoas ao redor do mundo, além disso, a oferta de opções gratuitas vem aumentando em várias cidades. Como forma de economizar o seu pacote de dados ou ter um sinal melhor que os oferecidos pelas redes 3G e 4G das operadoras, as pessoas optam por utilizar o Wi-Fi sem pensar se ele é realmente seguro.

Diferente de usar as redes domésticas que costumam conter os protocolos de segurança (WEP, WPA ou WPA-2), quem se conecta por meio de um Wi-Fi público não consegue ter nenhuma garantia de que os roteadores estejam com algum protocolo de segurança, protegidos por firewall e senha, ou então com uma criptografia apropriada. Muito comuns em shoppings e parques, algumas redes podem até pedir um cadastro de usuário com senha, mas por ser aberta a qualquer um, essa conexão também acaba não oferecendo nenhuma segurança.

Outro risco é a possibilidade de a pessoa cair nos famosos golpes cibernéticos. Estabelecimentos que costumam receber a visita de um número grande de clientes acabam atraindo a atenção de hackers, que criam redes falsas similares às verdadeiras. Com isso, o visitante acaba confundindo e se conectando em um Wi-Fi aberto que foi previamente preparado para roubar as informações do aparelho, seja ele um smartphone, tablet ou notebook.

As práticas de “phishing” também acabam sendo corriqueiras em conexões públicas não seguras. Seja por meio de mensagens em redes sociais, e-mail ou ao visitar sites que não estão devidamente protegidos, os golpistas utilizam mensagens falsas, muitas vezes anunciando promoções ou brindes. Com um simples clique do usuário, eles conseguem coletar informações importantes, como dados bancários, por exemplo. Conteúdos armazenados em programas na nuvem também acabam ficando suscetíveis a invasões.

Mas como podemos nos proteger?

A principal recomendação é se certificar de que o Wi-Fi é do estabelecimento que você está visitando. Perguntar para um funcionário a senha e o nome da rede pode até parecer um incômodo, mas isso ajuda a aumentar sua segurança. Outra dica é evitar ao máximo acessar páginas que tenham dados sensíveis, aplicativos bancários ou realizar compras pela internet. Esses são os dados mais valiosos para os hackers mal-intencionados que querem tirar proveito de pequenos descuidos.

Manter o seu antivírus ativo e atualizado para que ele consiga alertar e impedir esses possíveis ataques também é fundamental. Além disso, ter o sistema operacional de seu aparelho em dia garante maior proteção, já que  cada update possibilita o reparo de falhas de segurança e dificultam a ação dos ladrões virtuais.

Se você tem uma empresa e quer oferecer uma conexão segura e de qualidade para seus clientes, a Vogel disponibiliza links dedicados com velocidades fixas de 1Mbps a 10Gbps, conectividade com banda 100% garantida, altíssimas velocidades de transmissão de dados, tráfego ilimitado, grande estabilidade e elevados níveis de segurança.

Quer saber mais sobre a nossa Internet Corporativa? Clique aqui.

Artigos Recentes

Conheça os principais apps para profissionais de TI

Conheça os principais apps para profissionais de TI

Leia mais
Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Como proteger sua rede corporativa de ameaças virtuais

Leia mais
Entenda como as VPNs podem gerar economia e facilitar tanto a administração, quanto a comunicação entre as redes da sua empresa

Entenda como as VPNs podem gerar economia e facilitar tanto a administração, quanto a comunicação entre as redes da sua empresa

Leia mais
Confira cinco dicas de etiqueta para evitar deslizes durante seu home office

Confira cinco dicas de etiqueta para evitar deslizes durante seu home office

Leia mais
Atendimento 24h
0800 800 7878